Setor Veterinário

O centro cirúrgico esta equipado com monitor multiparametro portátil, respirador, anestesia volátil, bisturi elétrico e material completo de atendimento ao trauma.Os médicos do setor têm certificado de pós graduação para atendimento especializado.

ORTOPEDIA (1)

Ortopedia

Quando um osso é quebrado, não existe “cola” capaz de fazê-lo ficar como era antes. Assim como qualquer ferida, o osso deve cicatrizar. Mas, ao contrário das feridas, a cicatrização do osso demora muito mais e exige condições especiais para que possa ocorrer.E se ela não ocorre, assim como numa ferida que não cicatriza, pode haver muitas complicações. O médico Veterinário que atendeu o seu animal fez a primeira parte de que é preciso para que o osso cicatrize: colocou os pedaços de volta na posição onde estavam antes da fratura, e imobilizou o osso para que os pedaços não se mexam. Essa imobilização é uma das coisas mais importantes para que o osso cicatrize. Você pagou para que isso fosse feito. Agora é sua vez de ajudar para não perder o que gastou. Por isso estamos dando algumas instruções:

  1. Procure manter seu animal em repouso pelos dias prescritos. Uma caixa de transporte ou gaiola seriam ideais. Caso você não tenha uma, deixe-o em um quarto pequeno, ou mesmo dentro de uma caixa de papelão com furos para que possa respirar. Só o deixe solto quando houver alguém perto que o impeça de correr e pular.
  2. Mantenha-o limpo, seco e bem alimentado. Sem comida o corpo não consegue fazer o que é preciso para cicatrizar.
  3. Enquanto ele estiver com bandagens (tala, gesso, etc.) observe-as diariamente. Se você notar qualquer dos sinais abaixo, traga-o imediatamente para a PLANETA BICHO

Após o período inicial de repouso, seu animal pode lentamente começar a se movimentar. O Veterinário que o atendeu dirá quando e quanto exercício poderá fazer. Traga-o na PLANETA BICHO Clínica Veterinária nas datas marcadas para retorno. É muito importante que ele tenha acompanhamento médico.

ODONTO

Odontologia

Ao contrário das pessoas a cárie dentária é uma doença relativamente rara em cães e gatos. Nestes animais é mais comum a doença periodontal (doença da área envolvente ao dente). A doença começa com a formação de placa constituída por restos de comida, bactérias e saliva. A proliferação bacteriana agride a gengiva e um halo vermelho poderá ser observado na base do dente numa fase inicial. Posteriormente, a placa é substituída por uma substância mineral-tártaro.Se o processo não for interrompido, a inflamação progride resultando na destruição das raízes do dente, perda de apetite e mau hálito. A Odontologia Veterinária foi uma especialidade desconhecida por muitos anos. Hoje sabemos que a saúde oral é tão importante para os animais como é para nós. As doenças orais podem causar dor, desconforto durante a alimentação e diminuir a expectativa de vida dos animais. Muitas doenças sistêmicas são causadas pela falta de saúde oral. Se você verificar alguma alteração no seu animalzinho, marque um horário conosco.

vacina

Vacinação

A vacinação é um dos cuidados mais importantes que devemos ter com nosso cão ou gato. Através da vacina o sistema de defesa do animal “aprende” a produzir determinados anticorpos rapidamente. A vacina contem vírus e/ou bactérias, mortos ou inativados que NÃO causam a doença, mas ensinam o organismo a se defender dela. A “memória”do sistema imunológico é relativamente curta nos animais. Assim há necessidade de relembrar periodicamente esse sistema de defesa como e quais anticorpos ele deve produzir. É por isso que precisamos revacinar cães e gatos todo ano. Sem a revacinação o animal volta a ficar desprotegido. Todo esse processo é muito importante para a manutenção da saúde de cães e gatos, daí a necessidade de se utilizar vacinas de qualidade, principalmente pois algumas doenças podem ser transmitidas dos animais para o homem (zoonoses). Vacinar é cuidar da saúde do animal de estimação e das pessoas que convivem com ele. Você deve ter a preocupação de saber a procedência da vacina que esta sendo aplicada em seu animal de estimaçao. Uma vacina só é considerada BOA se tiver como origem um laboratório conceituado que invista em pesquisas e tecnologias. As chamadas VACINAS ËTICAS sao produzidas por esses laboratórios e vendidas apenas para profissionais veterinários que tem o conhecimento de como armazenar o produto e em que condiçoes aplicá-lo;assim, eficácia desses produtos é comprovada. As chamadas VACINAS NÃO ÉTICAS, podem ser vendidas para lojas ou pet shops, e possuem esse nome pelo fato de nao ser vendida apenas para profissionais. Como não há controle de onde essa vacina vai parar após deixar o laboratório que a produziu, elas podem ser aplicadas até mesmo por vendedores ou funcionários de pet shops e casas agropecuárias, o que é crime, proibido por lei, mas que acontece frequentemente. O problema está em: como saber o caminho percorrido por essa vacina antes de ser aplicada em seu animal? Será que ela foi mantida o tempo todo em temperatura ideal? Será que o animal estava em condiçoes de saúde ideais para receber a imunização naquele momento? A eficácia desse tipo de vacinação, feita sem a supervisão de um médico veterinário é discutível. Não há garantia de que seu animal está protegido. Você arriscaria a saúde de seu amigão? Na hora de vacinar seu cão e gato, não aceite qualquer vacina e exija a presença de um profissional para aplicá-la. Converse com médico veterinário e procure o melhor para seu animal de estimação. Vale a pena investir na saúde dele e de sua família. Ficou com dúvidas a respeito do assunto? Não sabe quando e quais vacinas seu bichinho deve tomar? Entre em contato conosco!

derma

Dermatologia

Se constitui em uma das especialidades mais praticadas na rotina da clíinica de pequenos animais não só pela freqüência de ocorrência das dermatites (60% de todas as consultas ao veterinário) de caninos e felinos, mas, principalmente pelo sofrimento dos animais, pela angústia e desalento dos proprietários que vêem a doença progredindo … DERMATITES E DERMATOSES As mais corriqueiras são as alérgicas (dermatites atópica, por picadas de pulgas e carrapatos e as trofoalérgicas), as parasitárias (sarnas transmissíveis e as herdadas, leishmaniose), as infecciosas (piodermites), as micóticas (dermatofitoses, leveduroses, micoses), as imuno mediadas (“Fogo selvagem”), as degenerativas e neoplásicas (benignas e malignas) OS SINTOMAS E LESÕES Chamados “cardeais”, são a alopecia (perda total ou parcial dos pêlos), o prurido (“coceira”), as escamas (“caspa”), o odor (“de ranço”) além das discromias (“pele em noz moscada”, vermelhidão ou eritema, enegrecimento).

raiox

Radiologia

A radiologia veterinária encontra-se num período de evolução, com um passado relativamente curto, um presente excitante e um grande futuro pela frente, face à importância no auxílio diagnóstico das enfermidades na clínica de pequenos animais. Embora a evolução tenha trazido inúmeros métodos de diagnóstico por imagem, muitos com alto grau de sofisticação, o estudo radiológico, torna-se indispensável à rotina clínica pela sua simplicidade e rapidez na elucidação dos casos clínicos, redirecionando os especialistas na área terapêutica, além da diagnóstica. A responsabilidade do radiologista, não deve ser simplesmente com o procedimento isolado, mas sim com o cuidado geral do paciente. Esta participação deve inicialmente esclarecer, havendo indicação para determinados procedimentos, se a medida adotada é a compatível, que tipos de conseqüências poderão advir, e principalmente prognosticar caso a caso, paciente a paciente, e trabalhar lado a lado com as demais especialidades e obviamente com o Médico-Veterinário.

banner ultrasom

Ultrassonografia

A ultrassonografia veterinária é um instrumento bastante importante para que se tenha um diagnóstico preciso do animal. O aparelho utiliza ondas sonoras de alta frequência, baseando-se na reflexão do som. Esse exame é utilizado na avaliação dos tecidos moles, principalmente em órgãos parenquimatosos e cavitários com conteúdo líquido, e não causa nenhum stress ao animal. A ultrassonografia é um dos métodos de diagnóstico por imagem mais versáteis e ubíquos, de aplicação relativamente simples e com baixo custo operacional. Entretanto, exige treinamento constante e uma conduta participativa do usuário. Devido aos avanços tecnológicos e consequente desenvolvimento de aparelhos ultrassonográficos de alta resolução, com sistemas Doppler colorido e dúplex Doppler, podemos, além de determinar os aspectos anátomo-sonográficos de um órgão, realizar o estudo não invasivo da hemodinâmica interna deste. A utilização da ultrassonografia, em Medicina Veterinária, vem se tornando prática comum nos últimos anos, porque além do baixo custo, é um método considerado não invasivo ou minimamente invasivo, capaz de fornecer informações relacionadas à dimensão, contornos, topologia e arquitetura interna de diversos órgãos e estruturas, não necessitando de medidas de proteção ao paciente e ao operador.

consultas

Consultas

Nossa clínica conta com consultas em horário comercial, long day plantão 24h e domiciliar. LONG DAY: segunda a sexta, das 8 ás 22h ( banhos das 8h ás 18 h) sábado das 8 ás 18h (banho das 8h ás 13h) As consultas em horário comercial e long day devem ser agendadas previamente para seu melhor atendimento. O valor das consultas variam dependendo o horário E lembrando: mesmo no plantão ligue sempre antes pois assim o médico veterinario estara lhe aguardando. TELEFONE PLANTÃO: 45-3225-8117

internamento

Internamento

Sempre que possível, a equipe do Hospital Veterinário Planeta Bicho prefere que o seu animal seja medicado e acompanhado em casa, uma vez que é o seu habitat habitual e onde este se sente mais confortável. No entanto, aconselhamos o seu internamento Hospitalar quando o mesmo padeça de doença(s) que: o coloquem em risco de vida e que necessitem de uma monitorização hospitalar; estejam associadas a anorexia (ausência de apetite) ou necessitem de medicação que tenha de ser instituída por vias de administração que requeiram cuidados Médico-Veterinários (como a via intra-venosa, p.ex.).   Oncologia

Oncologia

O número de pacientes com câncer aumenta cada vez mais entre os animais. Isso acontece principalmente devido ao aumento da longevidade dos nossos companheiros. Com o avanço da ciência novas técnicas de diagnóstico e tratamento estão disponíveis. O SERVIÇO DE ONCOLOGIA VETERINÁRIA – PLANETA BICHO está disponível tanto para realizar esses tratamentos como para elucidar aos proprietários todas as informações necessárias sobre a doença do seu amigo e contribuir para que ele tenha uma vida longa com qualidade de vida!