Banho & Tosa

banhotosa

               Nossa clinica conta com salão de estética canina e felina nos mais altos padrões exigidos, com uma estrutura planejada para o bem-estar animal, visando sempre a higiene e conforto. Contamos com uma equipe totalmente treinada baseada nas melhores escolas estéticas do Brasil, tendo como referência os esteticistas Sergio Murilo Vilassanti e Renato Silva, os melhores do país, inclusive reconhecidos internacionalmente. Tudo isso para oferecer um atendimento quase que humanitário , sempre procurando evitar acidentes. Nossa esteticista responsável, Rosane Tortato tem um currículo completo na área, participou de vários cursos pelo Brasil, dominando a técnica de tosa em tesoura em cães e em gatos e possuindo o titulo de handler. Preocupados em sermos os melhores na área escolhemos assim a melhor linha de shampoo que é a Pet Society (www.petsociety), uma linha dermatologicamente testada e desenvolvida para animais, a mais completa de embelezamento animal, que é utilizada no Pet Center Marginal em São Paulo, considerado pela revista Época o melhor banho e tosa da região de são Paulo.

Serviços estéticos oferecidos pela Planeta Bicho:

  • Banhos

  • Tosa em cães

  • Tosa em gatos

  • Hidratação

  • Cauterização

  • Tingimento

  • Clareamento

  • Tonalização

  • Ofurô                                            

ofuro

                O banho de ofurô traz inúmeros benefícios para os pets, tanto para relaxá-los quanto para energizá-los. Ele melhora a circulação sanguínea, eliminando as toxinas corporais, e é recomendado para animais com problemas musculares e ósseos.O tempo aproximado do banho de ofurô é de 10 a 20 minutos. A água do banho de ofurô é em torno de 36º e cobre o dorso do animal. A massagem que é feita é um procedimento que acalma o animal, relaxa sua musculatura, além de ser uma forma de mais contato com animal passando carinho.

segurança

              Os profissionais que trabalham nos centros de estética precisam ficar atentos a todos os tipos de perigos e riscos que possam vir a trazer problemas, seja para eles próprios , para o estabelecimento ou para o animal. Um acidente pode acontecer em questão de segundos, caso se deixe o animal sozinho……pensando nisso nosso banho e tosa segue o seguinte padrão de segurança e normas exigido:

1- sempre segurar o animal por trás, desta maneira vc poderá proteger suas mãos no caso de um eventual ataque

2- ao colocar o animal na gaiola, retire a coleira e a guia para que não morda e arrebente

3- o corte de unhas deve ser realizado antes do banho para evitar que manche a pelagem já limpa, caso haja sangramento durante o corte( o sangramento acontece qdo se corta em demasia a unha ou seja atinge a parte vascularizada, em unhas brancas é fácil diferenciar essa divisão, já em unhas pretas não tem como. E como o animal se mexe muito as vezes pode acontecer de cortar em demasia.)

4- a limpeza dos ouvidos também deve ser realizada antes do banho para evitar que o excesso de secreção acabe sujando a pelagem da orelha.

5- caso o proprietário solicite a depilação dos ouvidos, a mesma deve ser feita com CAUTELA para não machucar o ouvido animal. De preferência utilize os dedos para remover estes pêlos indesejados e não pinças, utilizando sempre o pó depilatório.Fazemos também o corte dos pelos dos ouvidos e só qdo há algum problema otológico depilamos.

6- fique atento na hora da tosa. Alguns cães apresentam verrugas que podem sofrer lesões. A virilha, os genitais e as patas podem ser feridas facilmente caso não recebam a devida atenção durante a tosa.

7- iniciando o banho, deixe os materiais que serão utilizados(shampoo, condicionador, toalhas etc.) sempre próximos para que não tenha que sair de perto do animal.

8- durante o banho, recomenda-se que o animal fique sem guia de contenção. Desde que sempre monitorado pelo profissional. Se o uso deste quipamento for necessário, o profissional deve utilizar uma guia bem curta, deixando a cabeça do animal bem rente a parede para evitar que pule e se enforque. O mesmo acontece na hora da secagem. É muito importante evitar que o animal fique sozinho sem supervisão.

9- na hora da secagem, evite direcinar o soprador direto no canal auditivo. Além de incomodar o animal devido ao vento e barulho, facilita a penetração de umidade podendo causar problemas de ouvido. O vento do secador direto nos olhos pode causar ressecamento do globo ocular, favorecendo o aparecimento de irritação nos olhos e até uma úlcera de córnea. Além disso, verifique a temperatura do secador, pois se estiver muito quente pode queimar a pele e os pêlos e agredir a integridade física do animal.

10- cerca de 80 % dos clientes adoram que seus bichinhos saiam do banho e tosa com laços, gravatas e bandanas. Mas este pequeno detalhe deve ser muito bem observado. Um laço colocado de maneira errada ou muito apertado pode diminuir a circulaçao do sangue no local , levando a morte do tecido (prele) alem de provocar a perda da ponta da orelha. Já as gravatas muito apertadas podem provocar grandes feridas no pescoço do animal, proncipalmente pelo corte da pele causado pelo elástico..

Na Planeta Bicho tomamos todos esse cuidados no nosso banho e tosa tendo assim bichinhos mais saudáveis e clientes muito mais felizes e satisfeitos!

cuidadosespeciais

 

pelagem

           Pelagem é o conjunto de pelos que cobrem um animal e tem estreita relação com o ambiente onde a raça se desenvolveu, tanto no que diz respeito ao tipo quanto ao comprimento, textura e coloração, por isso a pelagem também é um dos elementos que colaboravam no trabalho em função da qual a raça se desenvolveu.

           Quanto ao comprimento, os pelos podem variar de 1cm a 40 cm. Basicamente os pelos são de duas categorias diferentes: pelo principal e pelo secundário.

              O pelo principal, também chamado pêlo externo, possui uma estrutura complexa: é irrigado por uma vênula, enervado por um filete nervoso e acionado por uma ou mais fibaras musculares. É lubrificado por glândulas sebáceas e apócrinas. É mais liso, mais grosso, mais áspero, mais acamado, mais brilhante e mais longos do que o pelo secundário (exceto afghan hound onde o sub pelo é mais comprido) está presente em todas as pelagens e em todas as raças, inclusive naquelas denominadas peladas.

            O pelo secundário também designado sub pêlo, não possui a mesma estrutura do pêlo principal, ao contrário, depende do pelo principal para sua nutrição. É mais ondulado, mais fino, mais macio, mais profuso, mais fosco e mais curto. Existe apenas nas raças que possuem pelagens duplas.

 

cauterizacao

           A cauterização de pelos tem a finalidade de repor a queratina que é perdida em tratamentos agressivos tais como escova, chapinha, tinturas et. Deixando os pelos quebradiços, danificados e sem volume (ocasionando a tão chamada perda de matéria, que é a perda de queratina)

               Utilizamos a Máscara Intese Repair System da Pet Society,uma grande fonte de queratina, que proporciona reposição de queratina na pelagem, além de possuir outros ingredientes como creatina, que fortalece os fios, dando-lhe mais resistência à quebra, e também protege e hidrata a pele e pelagem do animal. Após o procedimento de cauterização de pêlos os resultado obtido é: brilho, sedosidade, resistência dos fios, pelagem hidratada e reestruturada.

pelagemlonga

           O correto acondicionamento do pêlo resulta em uma pelagem com mais brilho e vida, evitando assim pêlos quebradiços e embaraçados. Por isso é preciso que os donos desses cães tenham alguns cuidados.

           Todo pêlo longo exige um cuidado especial pois trata-se de um pêlo velho (antigo).  É muito importante que o cão seja mantido em excelente estado de saúde e livre de parasitas internos e externos, para que se possa obter um ótimo acondicionamento da pelagem. Se você quer ter um cão com pelagem longa terá que mantê-lo em casa pois levando somente uma vez por semana no pet shop não adiantará, lembre-se você tem que escová-lo diariamente pois assim estimula a circulação sanguínea da pele e evita formação de nós que acabam estragando a pelagem e consequentemente quebram o fio do pêlo.

             A presença de pulgas, carrapatos por si só provocam coceiras que levam á quebra de pêlos, lesões na pele e formação de nós. As fezes das pulgas causam dermatites e as feridas deixadas pelos carrapatos podem ser uma porta para fungos e bactérias. Esses parasitas também podem provocar alergias ou simplesmente pruridos(coceiras) que nos cães de coloração clara, produzem as chamadas “hot spots” que são manchas avermelhadas decorrentes da ação da acidez da saliva nesses locais através das lambeduras.

            As verminoses causam desnutrição que refletem diretamente na pele e na pelagam. Alimentaçao adequada: ração balanceada de boa qualidade é fundamental para uma boa pelagem. Escolha de preferência uma ração Premium ou super Premium; lembre-se, o barato sai caro…

 

ouvidos

     Gostaríamos de tratar desse assunto, um procedimento comum nos centros de estéticas, porém muito delicado: a depilação e higienização dos ouvidos:

               O procedimento de depilação total dos ouvidos nada mais é do que o uso de um pó depilatório e a retirada de todos os pêlos que nascem dentro do conduto auditivo com os dedos, esse pó fragiliza o pêlo fazendo com que este se solte com facilidade do folículo piloso. O procedimento se faz necessário quando houver algum tipo de patologia, sempre sob orientação veterinária. Em nossa clínica esse procedimento é feito pelos médicos veterinários, nunca pelo banho e tosa, por se tratar se um local sensível.

               Se o ouvido estiver saudável recomendamos a retirada do excesso dos pêlos de forma superficial cortando-os com a tesoura, pois os pêlos servem de proteção, mas em excesso podem prejudicar retendo umidade em demasia. Não recomendamos o uso de pinças, pois é muito fácil de machucar o canal auditivo, além de compactar o cerúmen, o que leva a possíveis inflamações. Para limpeza, utilize apenas um algodão umedecido com solução otológica para cães e gatos e limpe somente até onde o seu dedo alcançar.
                No nosso banho e tosa avaliamos o animal durante o processo e qualquer alteração observada é comunicada ao dono.

Hidratação

Todos os tipos de pelos estão sujeitos a perder o aspécto saudável devido ao excesso de vento, cloro, sol, tinturas, chapinhas, secadores e poluição.
Os agentes externos abrem as cutículas dos pelos (escamas), ajudando no ressecamento do mesmo e, devido essa desidratação dos fios, eles ficam mais opacos e quebradiços.
A hidratação é a principal arma para combater estes efeitos.

Um excelente shampoo para iniciar este tratamento, Ele faz a limpeza dos fios com mais profundidade, preparando a pelagem para a hidratação e abrindo bem as cutículas dos pelos.
Os condicionadores, cremes e máscaras fecham essas escamas. Por isso, independente das raças e tamanhos da pelagem, é de extrema necessidade o uso destes produtos, pois assim temos um resultado melhor no trabalho.

O mercado esta muito atento a estas necessidades e hoje existem vários tipos de hidratação para seu PET, ou melhor varias opções para o TIPO de pelagem do seu animalzinho.
Na Planeta Bicho oferecemos:

A qualidade desse procedimento depende muito da qualidade do produto utilizado. A quantidade não significa qualidade, em certos casos até acaba prejudicando o trabalho. Antes de fazer uma hidratação, peça ao esteticista animal que verifique a pelagem do animal e analise com cuidado, então veja qual produto é o mais indicado a ser usado. Prefira os produtos de qualidade da PET SOCIETY!
Em todos os casos a Hidratação irá trazer mais vida e sedosidade à pelagem, além de melhorar a saúde, nutrição e beleza da pelagem do seu pet.